Manual do Reembolso

Entre em contato com o seu corretor ou operadora de saúde e peça as informações a respeito do reembolso.
Se você tiver direito a ele, você poderá se informar sobre o valor do reembolso para as consultas de psicoterapia de acordo com a cobertura do seu plano, além de saber sobre os procedimentos e documentos necessários para fazer o pedido e receber o reembolso.

Algumas operadoras de saúde exigem um encaminhamento do médico para as sessões de psicoterapia. Se esse for seu caso, um psiquiatra ou mesmo um clínico geral podem fornecer esse encaminhamento, eles já estão acostumados a isso. No entanto, é importante que este documento seja datado, possua o código relativo à classificação do transtorno (CID) e seja carimbado com CRM do médico.

Com esse documento, você já pode começar o acompanhamento psicoterápico com o profissional escolhido. Você irá pagar as sessões normalmente, ou seja, o valor integral da consulta do profissional. E o psicólogo irá emitir o(s) recibo(s) do pagamento das sessões.

Certas operadoras de saúde pedem que o psicólogo forneça no início do tratamento uma declaração afirmando que o paciente está realizando o acompanhamento psicoterápico. Nesse documento vai constar o nome completo do psi, número do CRP, CPF e endereço do consultório, além do nome completo do paciente, o número de sessões de psicoterapia semanais, o código do CID e a abordagem psicoterápica. Esse declaração deve ser datada.

Por fim, você encaminha a documentação exigida para a operadora de saúde e recebe o reembolso do valor informado pela operadora em um prazo determinado. É de responsabilidade do paciente fazer todo tipo de contato com o convênio e também realizar todos os procedimentos necessários para haver direito ao reembolso.

Fique atento para mais uma coisinha: se você tiver direito ao reembolso de um número ilimitado de sessões, você precisa verificar com a operadora a necessidade e a frequência com que o seu encaminhamento médico deve ser renovado. Se esta for uma exigência do seu convênio, de tempos em tempos você precisará ser reavaliado pelo médico e apresentar um novo encaminhamento para psicoterapia.